segunda-feira, 5 de maio de 2008

VOCABULARIO RASHUAH

Escrita em 02.12.2007

Vamos colocar aqui algumas palavras e seus significados, pelo dicionário tradicional e pela visão da filosofia Rashuah, escrito por Vera Calvet, do Instituto Rashuah.
Vocês vão ver a essência das palavras, seus significados mais profundos, sua origem no nosso sentimento e em nossos padrões de comportamento.

Ansiedade. Dicionário.
Grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.
Ansiedade. Rashuah.
È uma dor (emocional) projetada para pensamentos futuros. Outra vez, continua sendo uma experiência de passado. Porque a pessoa está ansiosa por alguma coisa que não aconteceu e a mente está projetada para um pensamento futuro. A pessoa pode estar ansiosa por medo de que algo venha acontecer no futuro, mas a experiência que tem é do passado.
Ansiedade e expectativa são dois aspectos diferentes de uma mesma sensação. Um é positivo (expectativa) e o outro negativo (ansiedade). A expectativa termina quando o momento chega. Já a ansiedade é um sentimento de projeção.

Apego. Dicionário.
Ligação afetuosa; afeição, estima. Dedicação constante e excessiva a (algo)
Apego. Rashuah.
À velha e conhecida situação, medo do novo, do desconhecido, da nossa capacidade de lidar com a novidade, medo de não conseguir controlar o resultado. Não devemos nos apegar a nada e a ninguém.

Crise. Vocabulário.
Estado de manifestação aguda ou de agravamento de uma doença emocional e/ou mental, suscitado pela interferência de fatores objetivos e/ou subjetivos.
Estado de súbito desequilíbrio ou desajuste nervoso, emocional.
Crise. Rashauh
Palavra temida que anteceda toda mudança eminente, a qual resistimos por algum motivo.

Culpa. Vocabulário.
Responsabilidade por dano, mal, desastre causado a outrem. Atitude ou ausência de
atitude de que resulta, por ignorância ou descuido, dano, problema ou desastre para
outrem
Culpa. Rashuah.
A culpa vem da raiva de si mesmo no passado. A pessoa sente uma coisa no presente, mas outra vez, ela está olhando um indivíduo que está no passado. Este indivíduo não existe mais no presente.
A culpa não dá alternativa à pessoa, pois ela fica presa a uma imagem de passado. Acontece que uma imagem de passado não muda, a não ser no presente. Se a pessoa observar-se no presente, ela destrói a imagem de passado. Enquanto não fizer essa observação de presente, não poderá soltar a imagem que tem de si mesmo no passado.
A culpa deve ser trocada por responsabilidade e aprendizado no presente.
A pessoa tem que ser levado para o Agora. O aprendizado só existe no Agora. A pessoa olha pra trás e aprende Hoje.

Controle. Vocabulário.
Monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece a determinadas expectativas, normas, convenções etc.
Controle. Rashuah.
Controle! Essa é a palavra chave para quem tem problemas em lidar com a raiva.
A necessidade de controle produz o pensamento mágico, a ilusão de que podemos controlar eventos e pessoas sem haverem limites para essa intenção. E quando frustrados, a raiva se transforma em ódios, ressentimentos e desejos de vingança. Ninguém controla nada nem ninguém.
Liberte-se do controle! Respeite e aceite as diferenças! Aprenda a lidar positivamente com os imprevistos! A vida poderá ficar muito mais interessante e muito menos tensa dessa forma

Desejo. Vocabulário.
Aspiração humana de preencher um sentimento de falta ou incompletude; querer, vontade.
Expectativa consciente ou inconsciente de possuir (um objeto) ou alcançar (determinada situação que supra uma aspiração do corpo ou do espírito); ambição, exigência.
Instinto físico que impulsiona o ser humano ao prazer sexual; atração física; lubricidade, excitação.
Desejo. Rashuah
È um direcionamento apenas ao prazer e não à evolução necessariamente.
A alternativa certa, a que te ajudará, a que será a melhor escolha para sua vida, faz com que a reação do corpo seja gostosa, relaxada, tranqüila, dá vontade de sorrir ao pensar nela. A escolha certa te dará prazer. Já a alternativa errada trás tensão, sensação de que está sendo oprimido.
Não tenha medo da alternativa certa!
Mesmo que tente ignorar a alternativa correta por medo das mudanças que terá que promover em sua vida, não há como fugir. Esse impulso evolutivo, na verdade já se estabeleceu em sua vida, assim que a duvida surgiu em sua mente!

Difícil. Vocabulário.
Que não é fácil; que exige esforço para ser feito; trabalhoso, laborioso, árduo.
Que oferece obstáculo, risco ou perigo; impraticável, inacessível.
Que demanda esforço intelectual para ser compreendido ou entendido; intricado, complicado, obscuro
Difícil. Rashuah.
Tudo o que estiver ligado em nossos pensamentos à palavra “difícil”, é um ponto a ser estudado e investigado.
Difícil, estará sempre conectado a algo a que resistimos em mudar, largar, deixar ir. Pode ser “difícil” largar algumas coisas, pessoas e atitudes, ou pode ser “difícil” largar sentimentos ou pensamentos! Pois difícil será sempre largar seja lá o que for, quando se trata de apegos! Ao “difícil” sempre opomos resistências!


Depressão. Vocabulário
Estado de desencoraja mento, de perda de interesse, que sobrevém, por exemplo; após perdas, decepções, fracassos, estresse físico e/ou psíquico, no momento em que o indivíduo toma consciência do sofrimento ou da solidão em que se encontra.
Problema psíquico que se exprime por períodos duráveis e recorrentes de disforia depressiva, surgindo concomitantemente com problemas reais ou imaginários ou com experiências momentâneas de sofrimento, podendo ser acompanhado de perturbações do pensamento, da ação e de um grande número de sintomas psiquiátricos
Depressão. Rashuah
È raiva suprimida no passado. Houve um “não vejo isso”. A pessoa não encara o sentimento de raiva. Não encara a própria raiva. Então, a pessoa tem a tendência a suprimir essa raiva (de algum evento de passado) e cai em depressão no presente. A pessoa não tem consciência da raiva. Raiva é um sentimento de partida/arranque (de início, de começo). É uma coisa quente, de inicialização, o contrário de depressão que é uma coisa fria e de paralisação. A depressão anula a sensação de arranque. Por que a pessoa suprime uma raiva de passado? Por causa de uma coisa chamada culpa de sentir raiva. A pessoa não acha que é lícito sentir raiva, por algum motivo. Se a pessoa sentir raiva de alguma coisa é porque ela é culpada de alguma coisa.
A tristeza é uma coisa ocasional, enquanto que a depressão é uma coisa constante. É um sentimento de base. Enquanto a pessoa não liberar a raiva, não sairá da depressão.
Depressão é medo, é falta de poder pessoal.

Emoções. Vocabulário.
Agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, comoção
Reação orgânica de intensidade e duração variáveis, geralmente. acompanhada de alterações respiratórias, circulatórias etc. e de grande excitação mental
Emoção. Rashuah
Se da sempre em beta, não é benéfico. Diferença de freqüência entre onda consciente e onda inconsciente, ordem contraria, é uma perturbação, sempre tira o centro da pessoa, o fogo.

Frustração. Vocabulário.
Estado de um indivíduo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional.
Frustração. Rashuah
È basicamente um estado onde a pessoa se percebe impedida por algum motivo, de atingir a satisfação de alguma expectativa.
Porém este impedimento poderá ser visto de diversas formas distintas, dependendo do quão poderoso pensemos ser este impedimento.
Alguns podem enxergá-lo como sendo algo pequeno, contornável, sem tanto poder. Outros podem enxergá-lo como uma montanha intransponível e poderosa.
Podemos enxergar este impedimento como algo passageiro ou como definitivo.

Medo. Vocabulário.
Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.
Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio.
Desejo de evitar, ou apreensão, preocupação em relação a (algo desagradável).
Medo. Rashauh.
A sensação de medo é resultado do pensamento fixo no Irreal, numa projeção imaginária de um futuro que “poderá” vir a ser ameaçador.
O medo não existe desvinculado do passado.
Você acaso poderia observar o medo do futuro, sem associá-lo a “coisas” que você teme por já ter vivido, ouvido de alguém ou visto numa experiência anterior? Acho que não!
Compare isso com uma criança pequena, que por não ter a informação anterior de que uma tomada possa dar-lhe um choque, coloca o dedinho sem medo. Só após a informação ou a experiência do choque é que a criança terá medo de colocar o dedinho na tomada. O medo só existe, vinculado a alguma informação do passado.
Para acabar de fato com o medo do futuro, você Precisa enxergar a Realidade, o Agora.

Personalidade. Vocabulário.
Qualidade ou condição de ser uma pessoa.
O conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral.
Aspecto visível que compõe o caráter individual e moral de uma pessoa, segundo a percepção alheia.
Identidade pessoal, caráter, originalidade.
Personalidade. Rashuah.
A personalidade é um veículo de expressão, de manifestação do verdadeiro EU e é formada à partir de informações, de pensamentos escolhidos e aceitos, provenientes de nosso meio, de nossas figuras de autoridade, enfim, de conceitos e pensamentos que agrupados nos dão um modo de conduta.
O EU, usa a personalidade para se comunicar e experiência o mundo.
Quando dizemos: “Eu sou assim e assim....,” estamos nos identificando, nos embolando inadvertidamente com a personalidade e melhor seria dizermos: “No momento, minha personalidade se manifesta assim e assim...” No momento, porque nesse momento, aceito essa forma de pensar para manifestar meu eu, porque a qualquer momento, esse pensamento pode ser limitante e poderei mudá-lo para que minha personalidade tenha formas melhores para meu eu se manifestar.
Nossa personalidade é o reflexo de nossos pensamentos mais íntimos e profundos, conscientes e inconscientes.
Por isso, somos o que pensamos e não quem pensamos ser!

Pensamento. Vocabulário.
Maneira de pensar, de julgar; opinião, ponto de vista.
Faculdade de fantasiar, de imaginar.
Representação mental de algo concreto e objetivo; idéia.
Pensamento. Rashuah.
Pensamentos são os precursores das ações.
Querer tentar mudar primeiro um modo de agir ou sentir sem antes mudar o padrão de pensamento, não dará certo.

Planejamento. Vocabulário.
Ato ou efeito de planejar, serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação.
Planejamento. Rashuah
Planejamento é o aspecto positivo do controle. Controlar é o aspecto negativo do planejamento.
As pessoas acreditam que depois do planejamento deve haver um controle, quando na verdade, é a hora de largar e observar. Depois do planejamento a pessoa tem que continuar observando e replanejando. No controle não há observação. O crítico é o dono do controle. Um comportamento crítico vai tender a controlar uma situação. Um comportamento observador vai tender a largar.

Ressentimento. Vocabulário.
Mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; rancor
Ressentimento. Rashuah
É raiva ostensiva. A pessoa pode ter consciência da raiva, mas está se sentindo sem poder. Por quê? Porque está no tempo errado. No passado ou no futuro.
Tudo dependerá de onde está a nossa atenção, nosso foco. Caso esteja em tempo fora do AGORA causará interpretações errôneas. Não dá para interpretar nem cuidar de qualquer coisa no passado ou no futuro. A pessoa tem que ser trazida para o presente e deve romper com o hábito de jogar o pensamento para o passado ou para o futuro. Deve estar no momento presente, pois é a única forma de fazer com que qualquer sentimento seja transitório mesmo. Deve ser um exercício constante de trazer a atenção para o AGORA.

Raiva. Vocabulário.
Sentimento de irritação, agressividade, rancor e/ou frustração, motivados por borrecimento, injustiça ou rejeição sofridas etc. Aversão em relação a algo ou alguém; horror, ojeriza.
Raiva. Rashuah.
Seja ela explosiva ou não, é um tipo determinado de reação, que nos avisa de que algo em nossas expectativas foi frustrado.
Poderíamos dizer neste caso, que raiva é igual à frustração, ou seja, se alguém está sentindo raiva é porque está frustrado por algum motivo! Mas não podemos, entretanto, dizer que frustração seja igual à raiva, pois nem todos reagem com raiva quando suas expectativas são frustradas.
A raiva pode ser uma reação de alarme e autopreservação, que pode nos servir para mostrar que algo não está exatamente como prevíamos, e que precisamos assumir alguma postura de lutar ou fugir de algum perigo físico eminente, por exemplo.
Pode ser também, o soar de um alarme interno, para que apenas observemos melhor nossas expectativas, percebendo qual nosso desejo que foi frustrado e qual o novo rumo que teremos que seguir em direção à meta. Nesse sentido, a raiva seria um alerta positivo, pois foi imediatamente direcionado para um foco interno e produtivo e não de ataque.
Porém esse alarme pode extrapolar para sentimentos destrutivos, que geram violência física ou moral, quando nosso olhar se volta apenas para o externo. Nesse caso, vemos o evento externo e as pessoas envolvidas, como nossos inimigos e os vemos como algo a ser controlado à força ou destruído.

Controle! Essa é a palavra chave para quem tem problemas em lidar com a raiva.
A necessidade de controle produz o pensamento mágico, a ilusão de que podemos controlar eventos e pessoas sem haverem limites para essa intenção. E quando frustrados, a raiva se transforma em ódios, ressentimentos e desejos de vingança.
Ao direcionarmos nossa atenção para tentarmos controlar ou transformar a raiva, corremos o risco de na verdade não percebermos ou tratarmos o real motivo que é na verdade a vontade de controlar.
Portanto, não dê tanta atenção à raiva e trate urgentemente de desistir de tentar controlar tudo e todos, que verá que como por encanto, a raiva desaparece! Liberte-se do controle! Respeite e aceite as diferenças! Aprenda a lidar positivamente com os imprevistos!
A vida poderá ficar muito mais interessante e muito menos tensa dessa forma

Sentimento. Vocabulário.
Aptidão para sentir; disposição para se comover ou se impressionar; sensibilidade.
Faculdade de conhecer, perceber, apreciar; noção, senso.
Atitude mental ou moral caracterizada pelo estado afetivo.
Sentimento. Rashuah
O único é o amor, o restante são emoções.
Sentimento não é conturbador, não tira a pessoa do centro, sempre em alfa é prazeroso e benéfico.

Tristeza. Vocabulário
Qualidade ou estado de triste; estado afetivo caracterizado pela falta de alegria, pela
melancolia. Momento em que prevalece o estado de melancolia, de desânimo, de aflição.
Tristeza. Rashuah
A pessoa se olha e se sente triste no Agora. Seu sentimento é de mágoa. Seu pensamento está centrado no passado. Onde a aparência da pessoa é jogar o foco no futuro. Ex: “Estou triste agora porque ainda não aconteceu tal coisa”. A pessoa está se sentindo triste, pois tem uma projeção de futuro.

Vontade. Vocabulário.
Faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos.
Força interior que impulsiona o indivíduo a realizar aquilo a que se propôs, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza.
Sentimento de desejo ou aspiração motivado por um apelo físico, fisiológico, psicológico ou moral; querer.
Vontade. Rashuah
O impulso evolutivo, a necessidade de experiênciar, de crescer, aprender e evoluir. Nesse sentido, o que chamamos aqui de vontade, é diferente do que chamamos de desejo, pois o desejo é um direcionamento apenas ao prazer e não à evolução necessariamente.
A vontade, é o que diferencia o ser humano das outras espécies animais. É a vontade quem empurra para frente a evolução. É um impulso evolutivo que atinge a todos, mesmo que não se tenha consciência da ação deste impulso.
Como a vontade evolutiva não é uma decisão mental, ou uma decisão pessoal, como é o desejo, a percepção desse impulso, pode ser bastante vaga. E o que podemos notar nesse caso, seria apenas uma espécie de inquietação sem definições concretas. Podemos sentir esse impulso, como uma vontade de algo que não conseguimos definir claramente e isso nos causa inquietação.

Um forte abraço a todos e ate a próxima.
Jorge Sobrinho

Nenhum comentário: