segunda-feira, 5 de maio de 2008

PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ATE QUANDO?

Escrita em 6.04.2007

Vamos saber o significado das palavras progresso e desenvolvimento no aspecto econômico e político. A palavra ‘progresso’ significa; processo de enriquecimento de uma cidade, uma região, um país, com a instalação de indústrias e casas comerciais, transporte urbano, estradas, meios de comunicação, etc. E a palavra ‘desenvolvimento’ significa; crescimento econômico, social e político de um país, região, comunidade, etc.
Os governantes de todos os paises e as empresas têm como meta principal a taxa de crescimento ou desenvolvimento e este índice é o reflexo de uma boa ou ma administração. Os noticiários falam deste assunto a toda hora, a Nações Unidas tem vários programas que ajudam aos paises a aumentarem suas taxas de crescimento, do mesmo modo os governos ajudam as empresas neste sentido. O mundo esta preocupado em crescer, enriquecer.
Vamos analisar o que significa este desenvolvimento, crescimento. Sabemos que toda construção é fruto de uma destruição, para se construir é necessário antes destruir. Parece um paradoxo mais é assim que o mundo funciona. Para o leitor entender melhor como funciona este processo, vamos construir uma fabrica e saber quais as destruições que serão feitas:
1° - O local em que a fabrica será instalado; vamos acabar com as matas, corta e aterrar o terreno.
2° - Para produzir o seu concreto antes vamos destruir; o local da pedreira; retiramos areia dos rios, o local da jazida de calcário, argila e outros.
3° - Usamos a madeira e para isso destruímos as matas com suas arvores.
4° - Usaremos peças, equipamentos e maquinas que utilizam em sua fabricação os metais de ferro, alumínio, aço, petróleo e para isso destruímos o local onde estão situadas as suas minas.
5° - Vamos precisar de água e energia elétrica em grande quantidade e para isso, vamos destruir ou danificar os rios.
6° - Depois da fabrica pronta ela vai produzir alguma coisa, mais também vai ter que jogar fora os seus detritos como; a água usada e contaminada, os gases tóxicos que são lançados no ar, o seu lixo que dependendo da fabrica é altamente nocivo a qualquer ser vivo. A fabrica vai destruir o local onde forem lançados todos os seus detritos, no ar, na água, na terra. Esse processo vai durar enquanto durar a fabrica, ou seja, por muito tempo ou indefinidamente.
O mesmo raciocínio acima servira para construção de qualquer coisa, desde um pequeno lápis a um avião, de uma casa de boneca a um grande prédio.
Outro setor de grande destruição, bem maior do que o exposto acima, é o de alimentos, a dos animais de criação para abate. Para termos algum tipo de carne em nossa alimentação, destruímos grandes quantidades de matas para se tornarem pastos. Plantamos grandes quantidades de alimentos destinados aos animais de criação e para isso destruímos mais matas. Esses animais consomem grandes quantidades de água, energia e alimentos, competindo com o homem nestes itens. Seus dejetos, com quantidade muito maior do que os dos homens são lançados em algum lugar, provocando a destruição ou contaminação, das águas, da terra e seus gases a do ar. Se você se acha ecologicamente correto mais come algum tipo de carne, pense no que falamos acima e pense também no sofrimento a que estes animais são submetidos desde o seu nascimento.

O que impulsiona os governos e as empresas a esta corrida para o progresso e desenvolvimento, é o lucro, o ganho de alguma forma, ninguém ira produzir algo que não possa vender e ter lucro. Este processo do progresso e desenvolvimento não para por que a população esta sempre crescendo e em taxas cada vez maior. È um circulo vicioso, mais gente mais construção mais destruição.
O resultado desta corrida ao progresso e desenvolvimento, como ficou bem claro com o exposto na construção da fabrica, é a destruição da natureza, do ar, da água, da terra e em taxas bem crescentes. Significa a destruição do planeta Terra, a nossa verdadeira casa.
Há muitas décadas que algumas pessoas mais esclarecidas no referente à vida, que é o bem mais importante que temos, vêm alertando para as graves conseqüências que sofreremos com o resultado da agressão do homem a natureza, ao planeta Terra. Hoje podemos sentir na própria pele os efeitos desta agressão, são os fenômenos naturais que acontecem com mais freqüência e intensidade, sãos os furacões, terremotos, vulcões em erupção, maremotos, tisuname e outros novos fenômenos como o aquecimento global, resultado da poluição do ar, a falta de água no planeta, etc. No aspecto da saúde, conhecemos a AIDS, o vírus Ebola, a doença da vaga louca, a gripe aviaria, todos conseqüência de uma alimentação contraria a fisiologia do animal e a comportamentos sociais nocivos. A doença da vaga louca e a gripe aviaria são conseqüências da alimentação imprópria a que este animais foram submetidos durante décadas, contendo em seus cardápios componentes de produtos de origem animais e a rações industrializadas, somados a uma vida estressante e em cativeiro..
A ecologia esta em moda, todos falam a este respeito, os noticiários esclarecem ao publico sobre os problemas causados pela poluição, o que esta acontecendo e as medidas que estão sendo tomadas para reverte o quadro. A ordem é não poluir, respeitar a natureza, mais a destruição ao planeta continua.
A única maneira de preservamos o planeta Terra, é mudarmos os nossos conceitos sociais e econômicos. Não podemos continuar crescendo, progredindo e destruindo.
A primeira mudança será a social, no sentido do controle da taxa de crescimento populacional. È fácil entender este aspecto, vamos exemplificar; No planeta Sitio, vive uma família, um casal com dois filhos, o planeta tem uma área de 250.000,00 m2 (500,0 x 500,00) e dele seus habitantes retiram seu sustendo, tudo o que precisam eles tem, a água, uma grande área com suas matas nativas e seus animais, os minerais, uma área de plantio de alimentos, uma área para suas construções, são auto suficientes e vivem em harmonia com a natureza, estarão em equilíbrio. Com o passar dos tempos seus filhos vão crescer, casar e ter dois filhos, onde viviam quatro pessoas agora vivem dez e mais na frente serão vinte e dois, com o passar de aproximadamente 80 anos já são quarenta e seis pessoas morando no planeta Sitio e dele tirando seu sustento. Eles descobrem que não existe mais água suficiente, as matas foram destruídas a terra esta morta de tanto produzir, o clima mudou, o ar esta poluído. O planeta Sitio esta morrendo e com eles seus habitantes.
A outra mudança necessária é a nossa política econômica, ela esta ultrapassada. Apesar da grave crise ecológica em que estamos vivendo, com a já eminente falta de água no planeta, a temperatura já esta elevada, a poluição geral dos rios, mares, terra e ar, vemos que apesar de tudo isso os paises continuam a quere só crescer, a se desenvolver e como já vimos, o progresso e o desenvolvimento geram destruição ou seja vamos piorar cada vez mais a saúde de nosso planeta e conseqüentemente a nossa saúde.
A divisão de renda, trabalho e educação esta desequilibrada, a quantidade de pobre esta cada vez maior, o controle econômico do mundo esta sobre o comando de 1% a 2% da população, os ricos estão cada vez mais ricos. È só verificar no crescimento das favelas em todos os lugares. A falta de instrução para a grande maioria da população, dificulta qualquer programa de conscientização que os governos venham a promover, seja econômico, social ou ecológico. Estas pessoas só estão preocupadas em sobreviver, não estão preocupadas nas matas, na poluição, na ecologia e não teen consciência de suas responsabilidades para com o planeta.
Existe uma relação, que não sei bem qual é, mais que poderia ser de 50%, entre a área que podemos construir, que são as construções de cidades, as plantações, as minas, as estradas, etc. e a área que devemos deixar preservada em nosso planeta, intocadas. Quando chegado este limite não podemos mais entrar na área a ser preservada, devemos se necessário for é transformar o que já foi construído, progredir e se desenvolver na nossa faixa de terra Para respeitar esta relação é necessário o controle da população e o fim da poluição no Planeta Terra.
A mudança do nosso modelo político, social e econômico é esta, deixar de construir e poluir, para transforma o que já construímos e recuperarmos as áreas e as águas que poluímos. Aliado a uma distribuição equilibrada de renda, trabalho e educação, sendo a educação o alicerce para conseguirmos todas estas mudanças.
Já estamos vivendo o caos e o mundo ainda não despertou para isso, pensam que é alguma crise passageira, logo tudo vai se normalizar. O pior que este raciocínio é também dos governantes, das pessoas que tem o poder de fazer alguma coisa em grande escala. O planeta Terra esta com um ferimento muito grave cabe a nos uma decisão; cuidar desta ferida com muito carinho para cicatrizá-la ou deixar a ferida como esta. Seja qual for à decisão, ela vai afetar a todos nos, no que temos de mais importante, a nossas vidas.
Se continuarmos promovendo o progresso, vamos precisar de outro planeta Terra para viver.

Um forte abraço a todos e ate a próxima.
Jorge Sobrinho

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo plenamente com você
vamos lutar pelo o que é nosso
destruição não
vamos dar valor a quem nos dar
pa é dela q vamos precizar futuramente
pensse antes de agir ...
Gauannelacerda...