segunda-feira, 5 de maio de 2008

ALGUNS CONCEITOS DA FILOSOFIA RASHUAH

Escrita em 10/02/2007

Filosofia; Termo com diferentes definições através dos séculos, em geral referentes à busca da sabedoria e à justificação racional dos princípios universais das coisas e seres.
O termo filosofia deriva do grego phílos ("amigo", "amante") e sophía ("conhecimento", "saber") e tem praticamente tantas definições quantas são as correntes filosóficas.
(Fonte - ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.)
Conforme a descriçao acima, a filosofia é um termo que tem diferentes definiçoes. Eu particularmente fico com; ‘A busca da sabedoria e do conhecimento das leis universais’.
Desde os tempos mais remotos ate os dias de hoje, sempre houve pessoas preucupadas em definir as leis universais, em encontrar definiçoes que expliquem a vida humana; quem sou eu, porque estamos aqui, porque moremos, o que existe depois da morte, para onde vamos, qual o proposito da vida. Os grandes pensadores, pesquisadores e cinetistas, que tambem podemos chamar de filosofos, procuram entender estas questoes e definir conceitos para que tenhamos uma vida mais equilibrada, em armonia com as pessoas e a natureza, para vivermos uma vida com plenitudede.
Existiu e existe grandes celebros no nosso planeta e graças as suas descobertas e a seus ensinamentos a humanidade tem evoluido e prosperado nas mais diversas areas do conhecimento humano. Devemos muito a estas pessoas.
São estes, o mesmo propósito da filosofia Rashuah, a de responder todas estas questões, com ensinamentos simples e profundos, disponível para qualquer pessoa, da mais humilde a mais intelectualizada. Vamos falar desta filosofia de um modo bem resumido, inicialmente como ela surgiu e os seus principais ensinamentos.
Os mentores intelectuais desta filosofia são; Vera Calvert e Sergio Linhares e para isso fundaram o Instituto Rashuah do Brasil para divulgar esta filosofia através de diversos cursos, atendimentos terapêuticos e palestras.
Tudo começou com o propósito do Mestre Regente do templo de Rashuah, o Mestre Cósmico Rasin, de se juntar os tantos outros Mestres Cósmicos, a ajudar o planeta terra. Existe uma infinidade de Mestres e seres da luz que ajudam o planeta terra, cada Mestre tem o seu modo específico para este trabalho de ajuda e todos se complementam. Junto com o Mestre Rasin, existem vários outros Mestres e seres que o auxiliam, entre eles podemos citar o Mestre Karan e o Mestre Mombay.
O plano (vamos dizer assim para melhor entendimento) do Mestre Rasin é passar para os habitantes do planeta, mais precisamente para o lado da cultura ocidental, ensinamentos e ferramentas para seu auto conhecimento, possibilitando facilmente a cada pessoa seguir o caminho de sua evoluçao, e assim ter condiçoes de entender melhor o mundo em sua volta. E tambem passar ensinamentos mais profundo das leis universais e do mundo espiritual.
Para por seu plano em pratica, o Mestre Rasin precisava de Mestres que encarnasem no planeta terra, para darem inicio ao projeto, implantar a filosofia Rashuah. Foi ai que vieram para cumpri esta missao, a Mestra Vera e em seguida pelo Mestre Sergio, que amorosamente se propuzeram a fazer este trabalho em um planeta com sua energia tao densa e de grandes dificuldades.
Cada um encarnou em uma familia e seguiram caminhos diferentes. Os dois Mestres ja apresentavam sencibilidades deste sua infancia, mais viveram normalmente a infancia e a adolecencia e aos poucos foram tomando conhecimento de suas miçoes neste planeta, e a partir dai, se dedicaram totalmente a este trabalho, vivendo 24 horas dentro da missao.
A missao da Mestra, com a orinetaçao dos Mestres do Templo Cosmico de Rashauh (Mestre Rasin, Karam e Mombay, entre outros), era colocar em pratica neste planeta os ensinamentos passados pelos Mestres Cosmicos. Ai é que esta a grande dificuldade, como colocar os ensinamentos cosmicos para compreençao das pessoas deste planeta. As pessoas devem pensar, ‘ate eu posso fazer isso, o mais dificil os mestres cosmicos ja fizeram, dao de bandeja os ensinamentos, é so escrever os ensinamentos, criar um livro e pronto, esta pronto mais uma filosofia para este planeta. Grande engano, o mundo espiritual esta em outra frequencia, é totalmente diferente do nosso mundo, la nao existe tempo (hoje, amanha, ontem, dia, noite), nao existe individualismo, eco, competiçao, vaidade, interpretaçao diversas do que foi dito e escrito. E nao basta ser um mero tardutor, ouvir, escrever e pronto, tem que ter o conhecimento. A ardua tarefa da Mestra Vera, que mais tarde teve o auxilio do Mestre Sergio, é exatamente essa, trasnformar os ensinamentos cosmicos, para ensinamento terrestre e falando de forma clara, simples, objetiva, dizendo a verdade sem metaforas.
Temos o exemplo de como é dificil ensinar as leis cosmicas neste planeta, com a vida do Mestre dos Mestres, o Mestre Jesus, que quando esteve aqui para passar os ensinamentos divinos (conhecera a verdade e ela vos libertara) para que as pessoas podesem viver em busca de suas evoluçoes, nao foi entendido, sendo crusificado e morto pelas proprias pessoas a quem veio ajudar. E agora, depois de dois mil anos, apessar da existencia de tantas religioes, o homem nao entendeu e continua sem entender nada a respeito das leis universais e de sua propria evoluçao.
Foram 20 anos trabalhando arduamente, se dedicando as 24 horas do dia á missao, fazendo experiencias para descobri o melhor modo de ensinar, de atender nas terapias, procurando um aperfeisoamento constante dos metodos ate chegar nos moldes que estao hoje.
Os diversos cursos e terapias do Instituto ja estao com seus programas prontos e sofrem aperfeisoamento constante. O Instituto tem apostilas dos seus cusos e ja publicou o seu primeiro livro “ Curso de meditaçao Rashauah” e os Mestres ainda tem uma infinidade de informaçoes para passarem para o papel, escrever mais livros sobre todos os aspectos da filosofia Rashuah, que ja estao sendo providenciados pela Mestra Vera.
Existem algumas restriçoes para as pessoas seguirem os estudos da filosofia Rashuah, o curso de meditaçao é o unico aberto para todas as pessoas, os outros cursos so podem ser feitos por indicaçao dos mestres e isso se faz necessario porque nem todos estao prontos para receber determinados ensinamentos.
“Ensinamos as crianças que; 1 laranja mais 2 laranja é igual a 3 laranjas, nao podemos ensinar a criança que; 1 laranja mais, ‘menos -3 laranja’, é igual a ‘menos -2 laranjas’. So podemos ensinar numeros negativos quando a criança estiver preparada.”( Mestre Sergio Linhares).

Bom, vamos falar agora de alguns dos conceitos da filosofia Rashuah, sao sitaçoes dos livro, das apostilas do Instituto e dos ensinamentos passados pelos Mestres. As numeraçoes dos conceitos abaixo nao seguinificam nada é so para ordenaçao.
1 – Iniciamos com a reverencia do Instituto; “Sansy Moyo” que significa; Amor, Gratidao e Respeito, conceitos da filosofia.
2 – A base da Filosofia Rashuah é a busca do auto conhecimento, atraves da percepçao do poder pessoal, da auto observaçao. As pessoas nao sabem o que é auto observaçao, so com a meditaçao e o estudo da filosofia é que vao entender.
3 – O poder pessoal envolve a aceitaçao da responsabilidade total sobre si e suas proprias escolhas em todos os setores da vida. Somos responsaveis por tudo que ocorre em nossas vidas, de bom ou de ruim.
4 – Sempre demos escolhas, arbitrio.
5 – O Rashuah ensina a desenvovermos nossas potencialidades latentes, sem entramos em confronto direto com as nossas limitaçoes, pois confronto é sinal de luta e onde existe luta, ha resistencia e conseguentemente desequilibrio, stress e sensaçao de impossibilidade. Fazemos isso com o auto conhecimento, auto observaçao.
6 – Atraves da atençao e auto observaçao, descobrimos quais sao as nossas potencialidades e a partir dai, obtermos a compreensao de quais sao as reais limitaçoes pessoais que podemos transformar, promovendo essa mudança atraves do que temos de melhor em nos e nos ajude a transformar a dificuldade em poder pessoal. Os nossos problemas, devem ser visto como aprendizado.
7 – O Rashuah nao confronta energia e sim, colabora com elas.
8 – Reconhecer o poder pessoal em si, é o principio de responsabilidade sobre sua propria vida.
9 – Reconhecer o poder pessoal do outro, é o principio do respeito e da troca real.
10 – A auto transformaçao requer nos matermos no estado de atençao interior constante, quanto aos pensamentos, sentimentos reais e açoes.
11 – Estamos acostumado a manter nossa atençao no externo ( pais, filhos, governo, patrao, amigos, clima, etc.) e é exatamente isso o que mais nos tem causado frustaçoes.
12 – O corpo fisico nao é denso, pois a fisica quantica nos diz que todo atomo é composto de 99,999% de espaço vazio. Vazio esse que é impresso com informaçoes mentais.
13 – Nao existe acaso. Qualquer evento em nossas vidas, teve nossa total responsabilidade seja em pensamentos, sentimentos ou açoes anteriores, consciente ou inconscinete.
14 – Se quiser curar seu corpo, mude sua consciencia. Se quiser mudar sua vida, mude sua programaçao mental. Se quiser sucesso em sua vida e seus relacionamentos, aja consciente em alta vibraçao.
15 – Seu estado mental é seu imã. Voce é e tem exatamente o que pensa.
16 – Mente concentrada é a mente conscinete de seu momento no Agora. Encontrar verdade e prazer no momento mental no agora, nao exige esforço.
17 – So existe açao real no agora, e nao no passado ou futuro.
18 – A nossa mente interfere tanto positivamente quanto negativamente em nossa materia fisica. Vamos cuidar de nossa mente, para promovermos harmonia no corpo fisico.
19 – Utilizamos na meditaçao, as ondas alfa do celebro pois conseguimos nessa frequencia, acessar niveis profundos de consciencie em estado de vigilia. As ondas alfa são a porta de entrada para o inconsciente.
20 – O Rashuah dividi o corpo humano em quadrantes, onde a cada quadrante corresponde um tipo de vibraçao, um tipo de sentimento e uma forma determinada de pensar. A possiçao dos quadrantes estao no livro do curso de meditaçao.
21 – Observando seu corpo voce podera detectar qual sua verdadeira dificuldade a ser trabalhada.. O que acontecer no seu corpo fisico do lado esquerdo, tera sido atraido por problemas emocionais, relacionados ao quadrante a que pertence a parte do corpo afetada. O que acontecer no seu corpo fisico do lado direito, tera sido atraido por problemas em realizar no mundo concreto, relacionados ao quadrante a que pertence a parte do corpo afetada. O que acometer a parte das costa estara relacionada ao passado que interferen no presente. O que acometer a parte da frente do corpo, estara relacionados a duvidas quanto as possiveis conseguencias futuras.
22 – Nao existe acaso. Nem uma simples torçao do tornozelo é apenas um acaso. Queira ver o que realmente causou-lhe a dor fisica. Antes de se tornar uma dor fisica, ela foi um pensamneto que causou uma dor emocional.
Lembre-se de que um mal estar fisico partiu de um desequilibrio energetico que por sua vez partiu de um estado emocional conturbado que manifestou-se por causa de um pensamento vibrado negativamente.
23 – Nao existe algo como energia pesada, suja ou contaminada segundo o Rashuah, pelo simples fato de que energia, moleculas, eletrons, nao sujam.
24 – A vibraçao mental elevada, interfere nos espaços quanticos entre as moleculas de nosso corpo, fazendo com que essas moleculas fibrem mais e produzam mais energia. Dessa forma restabelecemos o vigor energetico de nosso corpo fisico.
25 - Podemos potencializar a vibraçao de nossas moleculas, sentindo-nos mais energizados, dependendo de como nos comportamos mentalmente, emocionalmente e fisicamente. Por exemplo.
* O constragimanto é uma porta aberta para uma rapida perda energetica.
* A respiraçao, proporciona uma rapida recuperaçao energetica.
* A vibraçao de sons ambientais, interferem no campo energetico pessoal. Cuidado com o que anda ouvindo.
* Pensamentos vibrantes e positivos, restauram a energia.
26 – Ninguem pode ajudar a quem nao queira ser ajudado.
27 – Lidar com nosso estado emocional é sem duvida um de nossos maiores desafios evolutivos.
28 – Tentar controlar uma emoçao indesejavel, pode ser um caminho extremamente perigoso. Corre-se o risco de suprimi-lo em vez de compreende-lo e transforma-lo. Acabamos assim, causando emormes prejuizos a nossa psique. Reconheça o sentimento que esta sentindo, seja ele bom ou ruim, encare-os de frente e descubra a sua origem, so depois voce podera modifica-lo.
29 – Controle é sinonimo de luta e onde a luta, existe resistencia. Sendo assim, estaremos em guerra conosco.
30 – Nosso poder inicia-se na tomada de consciencia do que estamos realmente sentindo e pensando a cada momento. Precisamos antes de tudo, dizer a verdade, sem mascaras. Admitir os sentimentos sejam eles quais forem é o passo decisivo para saber com o que estamos lidando de fato. Para tando a auto observaçao é essencial.
31 – A tendencia ao progresso nos impulciona e nos faz crescer. Ja a tendencia a adaptaçao, nos deixa espaço para perceber o qual prazeroso é, usufruir do progresso alcançado.
32 – Viver o tempo correto, o presente, é essencial para a harmonia do corpo emocional.
33 - O presente é o unico lugar onde temos poder.
34 – Meditaçao é observaçao de seu eu interior e que para ouvi-lo basta querer observar, deixar vir.
35 – Respeitar o modo de ser e as limitaçoes de cada um amando-os como sao. Nao ter a necesidade de modificar os outros a qualquer custo. Voce entendera que nao existe culpados nem vitimas, pois todos sempre fazem o melhor que podem no momento.
36 – Dramas de controle sao formas de conduta que assumimos na intençao de tentar controlar o resultado de um relacionamento, seja de negocio, amizade, amor ou familiar.
37 – Nao se prenda a forma ou a personagens de um sonho. Observe o sentimento manifestado.
38 – Nao existe espiritualidade sem a reforma da personalidade. Espiritualidade, nao é conhecimento formal e intelectual. É antes de tudo, simplicidade e amor.
39 – O Rashuah é simplicidade.
40 – O Rashuah incentiva a troca. Ninguem tem tando que nao possa receber algo, ou ninguem tem tao pouco que nao possa dar algo.
41 – Controlar (pessoas, eventos, coisas) e se apegar (pessoas, coisas) sao atitudes que causam frustaçoes e sentimento de raiva.
42 - Ninguém possui a ninguém mais, além de si mesmo! E às vezes, nem a nós mesmos pertencemos! Ao menos enquanto não tivermos desenvolvido nosso olhar interior.
O que sentimos como sólido e seguro em nossa vida, só o é de verdade, se estivermos sempre evoluindo. Caso contrário, a segurança e solidez se transforma em areia.
43 - É você quem precisa olhar para dentro primeiro, e achar esse espaço interior e começar a respeitá-lo e amá-lo antes de tudo! Só aí então, poderá pretender que alguém o respeite também.
44 - Não dizer claramente a alguém o que pretende, dá margem ao outro para acreditar no que quiser!
45 - A lei de ação e reação se aplica a tudo em nossa vida.
46 - Tudo em nossa vida exige que algum tipo de escolha seja feita!
47 - Colocar o foco de atenção na emoção, nos tira o poder de aprender! Colocar o foco de atenção no aprendizado nos dá poder!
48 - A busca da segurança máxima é uma terrível ilusão, pois tal coisa não existe de fato! Sempre estaremos diante de escolhas novas, sempre! O apego e o medo da perda nos faz sofrer e nos mantém reféns!
Gastamos uma quantidade descomunal de energia, criamos tensões enormes tentando nos manter seguros, agarrados e fazendo um esforço estupendo e inútil porque se o tempo daquilo estar conosco já terminou, de nada adiantará tentarmos retê-lo, pois está fadado ao fim, à deterioração.
A necessidade de segurança é na verdade um apego ao conhecido, ao já vivido, portanto, um apego ao passado.
49 - O medo não existe desvinculado do passado.
50 - Manifestamos em nosso universo as experiências que necessitamos para nossa evolução, crescimento.
51 - O mais importante é o sentimento que a pessoa sente sobre a imagem e não a imagem por si só.
52 - A memória é emocional, ligado a uma emoção do passado.
53 - A vontade é a primeira coisa que aparece, é uma lei evolutiva.
54 – Desejos são os conhecimentos que tivemos consciente em algum momento no passado. Eles são retalhos de sentimentos que podem ser conscientes ou não. Desejo é uma repetição do estimulo do passado, por isso ninguém se livra do desejo, fica vivendo no passado. Análise o aqui e agora e livre-se do desejo.
55 - Mania é o condicionamento, às vezes inconsciente.
56 - Emoção, se da sempre em beta, não é benéfico. Diferença de freqüência entre onda consciente e onda inconsciente, ordem contraria, é uma perturbação, sempre tira o centro da pessoa, o fogo. Emoção. medo, rancor, raiva, tristeza, felicidade, alegria, prazer. Toda emoção não pode ser raciocinada, estado passageiro, estável de pouca duração. As emoções básicas são a de dor e prazer.
57 - Sentimento não é conturbador, não tira a pessoa do centro, sempre em alfa é prazeroso e benéfico. O amor é unico sentimento.
58 – Seja tolerante, não podemos julgar, criticar, achar a pessoa burra, reclamar. Lembre-se ‘todos sempre fazem o melhor que podem no momentos’
59 – Fique com sua atenção voltada para você, para seu interior, não para o externo. O outro que é nervoso, desleal, antipático, grosseiro, etc., é o outro não você.
60 - O Rashuah é Amor.
61 – O poder esta sempre dentro de voce, em seus pensamentos. Nao de poder a retratos, mantras, amuletos, rezas eles por si so nao vao te ajudar. Eles podem e ajudam se voce ao manuzea-los, elevar seus pensamentos e aumentar sua vibraçao, neste caso eles sao ferramentas, veiculos que te ajudam a elavar seu estado emocional, sua vibraçao.
62 - O perdão é necessário, a desculpa não. A desculpa dirá a culpa, a responsabilidade de quem cometeu uma ação e é ela quem tem que responder por isso. Se você a desculpa, a culpa passa para você que não fez nada.
63 - Na escolha, você escolhe e age, a ação é sua. No controle a ação é do outro. Temos que desistir do controle temos escolha quando fazemos à ação. Não existe culpa, existe é responsabilidade. As pessoas sempre fazem o melhor que podem. A palavra culpa tira o poder da pessoa. Existe é aprendizado.
64 – Não podemos ajudar a alguém sem seu consentimento, isso é magia. Não devemos ter pena, não devemos julgar, nem criticar. Os problemas das pessoas sejam de saúde, emocional, vícios, comportamentos, etc., são delas, não nossos e na maioria das vezes estes problema são necessários a elas para seu crescimento e aprendizado.
65 – Estamos sempre disposto a ajudar a quem precisa e pede ajuda.

Ao tomarmos conhecimentos destes ensinamentos e analisando a nossa personalidade, verificamos que estamos agindo e pensando de forma errada, ou melhor, contraria a grande maioria desses ensinamentos. Na realidade estamos sendo fiel à forma que fomos educados, influenciados pela família, escola, governo, pela sociedade em geral, tendo como verdade a forma de ter e não a de ser. Foi assim que fomos criados.
Temos que reconhecer que temos muito que mudar, este é um trabalho de renovação, tirar da memória consciente e o mais difícil, tirar da memória inconsciente o que foi registrado ao longo destes anos como nossas verdades, mudar nosso conceito de ter para ser. Lembramos o que esta escrito no item n° 38 ‘Nao existe espiritualidade sem a reforma da personalidade. Espiritualidade, nao é conhecimento formal e intelectual. É antes de tudo, simplicidade e amor.’
Estes são ensinamentos preciosos, que devemos lê-los e pratica-los todos os dias ate que eles façam parte do nosso ser. Só com o trabalho e disciplina vamos conseguir.
Deixo vocês agora com a mensagem do Mestre Sai Baba.
Um forte abraço a todos e ate a próxima.

“Atualmente, o domínio sobre montanhas de informação foi alcançado pelo homem, mas a sabedoria foi deixada para trás. Portanto, a capacidade do homem para investigar e progredir no reino do universal e do Absoluto precisa ser desenvolvida. Ele deve perceber a verdade de que a distância entre o homem e a Divindade é igual à sua distância de si mesmo.”
(Sathya Sai Baba)

“Os filósofos de todas as terras, e em todos os tempos, procuraram descobrir a verdade sobre Deus, o mundo objetivo e o homem. A ilusão é a vontade que origina todos os três. Ela é um espelho perfeito e claro. Quando a pureza e a bondade são refletidas nesse espelho, Deus surge. Quando a paixão e a inquietação são refletidas, o ser individualizado surge. Ele está sempre ansioso para crescer, arrebatar, sobreviver e estar seguro. Quando a inércia e a inatividade são refletidas, a matéria (ou o mundo objetivo) é o resultado. Todos os três são basicamente Divinos, mas aparecem de forma diferente por causa da interação entre as características.”
(Sathya Sai Baba)

2 comentários:

Psiqué disse...

Querido Jorge !
Que emoção senti quanto encontrei "por acaso" seu blog na web !
Que beleza, quanta clareza e sabedoria !

Fique com Deus.

Um grande beijo da sua amiga Ráshuha,

Priscila.

Celso Bastos disse...

Bom demais achar esse relato! Está me ajudando a disseminar a filosofia Rashuah aqui em Brasília! Muito obrigado!