segunda-feira, 5 de maio de 2008

PARADIGMA

Escrita em 11.07.2006

No primeiro curso do Instituto Rashuah, o curso de meditação, o aluno já toma conhecimento dos três paradigmas que devemos mudar, para melhor entender os ensinamentos. E são informações de grande valia para o nosso entendimento da vida, elas nos fazem refletir em nossas verdades. Vamos explicar abaixo como surge o paradigma e como algumas estas falsas verdades fazem parte de nossa vida, nossos hábitos.
Nos somos, desde a infância, bombardeados por informações e procedimento, que ficam em nossa mente registradas, acabam fazendo parte do nosso ser. Recebemos estas informações e procedimentos, da nossa familia, escolas, propagandas de todos os meios de comunicação, principalmente televisão, do governo, das instituições religiosas, da classe medica, etc. Estas informações são referentes a todos os assuntos da nossa vida, como; no comportamento perante a sociedade, a alimentação, aos estudos, a religiões, os tipos de tratamentos médicos, a recreação, como nos vestimos, nos esportes, etc. Não podemos deixar de esclarecer que as informações e o comportamento mudam e mudam muito, conforme a cultura da região. Um adolescente da zona sul do Rio de Janeiro é bem diferente de um adolescente do interior da Amazônia, ou de um de Toronto no Canadá, por exemplo.
È muito difícil uma pessoa mudar seus paradigmas seus hábitos, se desde sua infância vem recebendo informações e fazendo os mesmos procedimentos que a sociedade faz.
Pois bem, gostaria que o leitor analisa-se seus hábitos, suas verdades, este é o primeiro passo para mudarmos nossos paradigmas. Analisando como estamos agindo, para onde estamos indo e obtendo novas informações. Verificar se estamos satisfeitos ou insatisfeitos com os resultados. Seja na religião, na alimentação, no tipo de trabalho, no lazer, etc.
Para ficar mais fácil o entendimento, saiba o significado de paradigma; significa um exemplo que serve como modelo padrão.
Vamos contar uma história para vocês entenderem como surge um paradigma:
"Numa experiência, quatro macacos foram colocados em uma jaula, nela colocaram uma escada com um cacho de banana na parte superior. Toda vez que um determinado macaco subia a escada para comer a banana, os demais que ficavam no chão levavam um banho de água gelada. E assim continuou, todo macaco que subia na escada para comer banana, os outros tomavam banho gelado. Em um determinado momento, se algum macaco tentasse subir a escada para comer banana, levava uma surra dos outros que ficavam embaixo. Como nenhum macaco subia, não havia banho gelado. O resultado foi que, nenhum macaco subi mais a escada para comer banana.
Um dos macacos foi substituído por outro. Este não sabendo de nada, levou uma surra dos outros macacos, quando tentou subir as escadas para comer banana, este novo macaco também não subia mais as escadas para comer banana, mesmo não tendo tomado banho gelado.
Outro macaco foi substituído e a mesma coisa aconteceu. Por fim, todos os macacos da primeira experiência foram trocados, e mesmo assim, qualquer macaco que subisse a escada era impedido pelos demais, levando uma surra, mesmo eles não tendo passado pela experiência do banho gelado. O não subir as escadas era uma regra geral, tornou-se a verdade de todos".
Aí está à formação de um paradigma, as pessoas fazem o que julgam estar certo, copiam o comportamento dos outros, e não procuram entender o por quê da questão. "Um macaco seguiu o outro e assim sucessivamente".
Vamos refletir sobre nossos hábitos, nossos paradigmas e procurar o fundamento deles.
Como orientação ao leitor, de quem ja mudou varios paradigmas, sugiro que faça o curso de meditaçao Rashuah ou leia o livro, é uma ferramenta importantíssima para a mudança de paradigmas e crescimento pessoal.
Um forte abraço e ate à próxima.
Jorge Sobrinho

Nenhum comentário: